Sobre o LAB CPC
Laboratório interdisciplinar de pesquisa prático-teórica CORPO-PALAVRA-CÂMERA (LAB CPC) voltado à investigação da cena audiovisual. Um espaço comum de discussões, reflexões, práticas e escritas críticas variadas, com a produção de artigos, ensaios, filmes, coletâneas, diários, entre outras possibilidades de escritas e práticas coletivas.
​
O laboratório CORPO-PALAVRA-CÂMERA tem como referência o LAC - Laboratório de Artes Cênicas - do Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Letras e Artes da Cena, o estúdio do Laboratório LIS - Laboratório de Som e de Imagem - do Departamento de Artes&Design, e as pesquisas fílmicas pretendem percorrer o Solar Grandjean Montigny e outras espacialidades do campus da PUC-Rio.
Coloca em interlocução um grupo interdepartamental de artistas-pesquisadoras voltado ao campo da cena, da sonoridade, do vídeo-design, do espaço e da atuação audiovisuais. Reúne as professoras do Curso de Artes Cênicas do Departamento de Letras e Artes da Cena - Ana Kfouri, Fernanda Bond e Sara Fagundes - em parceria com professores do Departamento de Artes & Design.




Ana Kfouri
Artista-pesquisadora, diretora teatral e atriz. Tem Pós-Doutorado no Programa Artes da Cena, ECO/UFRJ. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ e professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio. Atua no Programa de Pós-Graduação Literatura Cultura e Contemporaneidade do Depto de Letras e Artes da Cena, PUC-Rio. Preparadora de elenco no cinema e TV. Em 2006 dirigiu a ópera I Capuleti e I Montecchi, de V. Bellini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Criou em 2017 o espaço CEAK – Centro de Estudos Ana Kfouri, dedicado a pesquisas artísticas. Foi premiada por Questão de crítica, 2019, por sua trajetória dedicada à criação cênica e à formação de artistas, bem como por Uma frase para minha mãe, em que atuou e dirigiu (2018 a 2021). Com vários artigos publicados e prêmios nas qualidades de atriz e diretora teatral, Ana vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória artística uma pesquisa que trata da relação corpo-palavra. Autora dos livros Forças de um corpo vazado, ed. 7Letras e PUC-Rio 2019, e focos móveis – atuação no campo intensivo das artes da cena, ed. Javali, 2025, livro pedagógico-artístico que disponibiliza a prática criada pela artista voltada à arte da atuação, uma espécie de livro-cena.
Fernanda Bond
Diretora, dramaturga e professora. Formada em Psicologia pela UFRJ, realizou Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO e Doutorado Sanduíche na Columbia University. Tem como principal objeto de pesquisa o trabalho do ator/performer e a escrita da cena contemporânea. Em seu primeiro longa metragem Um dia antes de todos os outros (2023) assina direção e roteiro ao lado de Valentina Homem e Jô Bilac. Em 2018 assinou a direção e dramaturgia (com Valentina Homem e Jô Bilac) do espetáculo multimídia A menina e o pote, que foi contemplado, em 2025, com o Viagem teatral SESI se apresentando em cidades do estado de São Paulo. Em 2020 realizou, como diretora e dramaturga, o espetáculo solo on-line Te Falo Com Amor e Ira. Foi co-diretora (com Luiz Felipe Reis) do espetáculo Galaxias I e idealizadora e diretora geral do Microteatro RJ (2016 e 2014), onde dirigiu a micro-obra teatral e curta-metragem O futuro, com roteiro de Lucas Paraizo. Entre 2008 e 2018, foi colaboradora artística e diretora assistente de Christiane Jatahy em espetáculos híbridos de teatro/cinema vencedores de importantes prêmios e apresentados nos principais festivais brasileiros e europeus, como A floresta que anda, E se elas fossem para Moscou e Julia. Ministra, desde 2015, workshops de narrativa e roteiro audiovisual para o Desenvolvimento Artístico nos Estúdios Globo, entre eles a Oficina para Novos Autores da FLUP em 2019. Participou do projeto SESC Dramaturgias, ação formativa experimental e continuada. Atualmente, é coordenadora e professora do curso de Artes Cênicas do Departamento de Letras e Artes da Cena da PUC-RJ.
Sara Fagundes
Arquiteta, cenógrafa, iluminadora, professora e pesquisadora. Doutora e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra o Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (UNIRIO), onde investiga as relações entre teatro e cidade a partir da dimensão espacial. É professora do Departamento de Letras e Artes da Cena da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Faculdade Angel Vianna, onde leciona, sobretudo, disciplinas voltadas ao espaço e à visualidade cênica. Atuou como professora substituta no Departamento de Artes Teatrais da Escola de Belas Artes da UFRJ, nos cursos de Cenografia e Indumentária. Desde 2012, desenvolve projetos de cenografia e iluminação para teatro, dança, shows e audiovisual.
